terça-feira, 18 de setembro de 2018

ROMARIA: Benção do chapéu reúne milhares de romeiros no último dia da Romaria em Juazeiro do Norte



A romeira e devota de "Padim Pade Ciço" na celebração do bispo Dom Gilberto Pastana na Benção do chapéu

A romeira e devota de "Padim Pade Ciço" em suas orações na Basílica de Juazeiro do Norte 

Dom Gilberto Pastana, bispo de diocese de Crato celebrando para milhares de Romeiros (as)

Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro do Norte

A multidão de Romeiros (as) acompanhando a procissão

O andor com a Padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores 

Dom Gilberto Pastana ladeado por vários Padres que vieram para Romaria

A procissão com milhares de Romeiros (as) nas ruas de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte – Depois de 14 dias de grandes celebrações, no último sábado (15), encerrou-se, com chave de ouro no município de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, mais uma edição da já consagrada festa religiosa, a Romaria.
A Romaria deste ano bateu o recorde de Romeiros que veio de várias partes do Brasil para participar e pagas suas respectivas promessas, durante o período da Romaria diante do “Padim Pade Ciço” e da Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores.
A festa religiosa encerrou-se no sábado com a já tradicional Benção do Chapéu, onde os Romeiros (as) se vestem a caráter para participar das celebrações, da queima de fogos, poesias recitadas por Romeiros e pela grande procissão onde reúne milhares de Romeiros (as) onde é visível perceber o tamanho da emoção dos Romeiros que vem de toda parte do País, bem como, Romeiros da cidade de Juazeiro do Norte e de outros vários municípios cearenses circunvizinhos.
Ainda no sábado (15), no período da tarde, houve a tradicional carreata dos Romeiros onde o ponto alto da carreta, por onde a mesma passa, os Romeiros (as) distribuem Bombons para as pessoas que estão nas ruas da cidade à espera da carreta passar. A carreta que este ano contabilizou 200 ônibus de Romeiros encerrou-se na Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde o bispo da diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, celebrou a Santa Missa, para aproximadamente, 50 mil Romeiros (as) que todos os anos comparecem na festa da Romaria para pagarem suas respectivas promessas feitas durante o ano.
 Para o Padre Cícero José da Silva, Reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, disse “que o chapéu do Romeiro, além de ser um sinal de proteção que os Romeiros usam nos seus trabalhos diários em suas comunidades, já se tornou também, o símbolo e a Identidade do Romeiro,” disse Padre Cícero José da Silva.
Para o bispo da diocese da cidade de Crato, Ceará, Dom Gilberto Pastana, disse “que o Romeiro, experimenta isto sem nenhuma maldade do mundo e eu mesmo sinto esta emoção, aonde não vem às lágrimas externas, mas sim, as lágrimas internas e à gente também sente-se e cria esta relação de alegria e sente também, esta grande separação,” disse visivelmente emocionado pela realização de mais um edição da grande festa religiosa de Romaria, Dom Gilberto Pastana, bispo da diocese de Crato, do Estado do Ceará.

Por: Joãozinho Cézar “DRT” nº 1730/Ma.
Fotos: Hauni, diocese de Crato-Ce.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário