quinta-feira, 28 de maio de 2020

Sob a coordenação de Kátia Carvalho CAPS acolhe pacientes mentais e estimula à integração social e familiar


Kátia Carvalho coordenadora do "CAPS" - Centro de Atenção Psicossocial 

Equipe do "CAPS" - Centro de Atenção Psicossocial 
Imperatriz – Sob a coordenação de Kátia Carvalho, o “CAPS” – Centro de Atenção Psicossocial, através da Secretária Municipal de Saúde do Município, acolhe pacientes mentais e estimula à integração social e familiar do pacientes.
O CAPS AD é uma Unidade de Saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também de seus familiares. No CAPS AD 3 onde o atendimento é para pessoas com problemas de álcool e drogas, o atendimento, é de 08 a 12 acolhimentos noturno; são 24h funcionando para às todas as faixas etárias; transtornos pelo uso excessivo de álcool e outras drogas.
 O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Juvenil, conforme a coordenadora do “CAPS”, Kátia Carvalho que vem realizando um grande trabalho à frente do Centro de Atenção Psicossocial, o CASP IJ, é uma unidade de saúde que funciona das 08h às 18h, que presta atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive, pelo uso de substâncias psicoativas.
O CAPS IJ está localizado à Rua Itamar Guará, Nº 2223, no bairro Três Poderes.
Kátia Carvalho, coordenadora do “CAPS” informou a nossa reportagem, “que o CAPS III – Renascer está localizado à Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera e presta um atendimento as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive, pelo uso de substâncias psicoativas e de seus familiares”. No CAPS III, o atendimento é para 08 vagas de acolhimentos noturnos e funciona, 24h, para todas as faixas etárias.
     
AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL DE IMPERATRIZ
Os Ambulatórios Multiprofissionais de Saúde Mental de Imperatriz, são serviços compostos por médicos Psiquiatra, Clinico Geral, Psicólogo, Assistentes Social,  Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e outros profissionais que atuam no tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. Atendimento integrado e multiprofissional, por meio de consultas e grupos terapêuticos. Pessoas acima de 18 anos com transtornos mentais mais prevalentes, mas de gravidade moderada, como transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade, atendendo as necessidades de complexidade intermediaria entre a atenção básica e os Centros de Atenção Psicossocial (CASP).   
O Ambulatório de Saúde Mental do Município de Imperatriz está situado à Rua Amazonas, Nº 520 – no Centro da Cidade.
“Queria tranquilizar a população imperatrizense que faz tratamento ou que esteja precisando dos nossos atendimentos, que nos procurem e que estamos à disposição. Nenhum paciente vai ficar sem o atendimento médico em nossos “CPAS”, nem mesmo na época da pandemia”, concluiu a coordenadora do Centro e Atenção Psicossocial do município de Imperatriz, Kátia Carvalho, preocupada com a continuação do tratamento que pode gerar uma ansiedade.

Contato para saúde mental: (99) 9 9159-8693

Por: Joãozinho Cézar – Registro Profissional de Naº 1730/Ma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário