quarta-feira, 10 de abril de 2019

Engenheiros, administradores, químicos e arquitetos concursados da prefeitura de Imperatriz têm pior salário da região e solicita ajuda ao vereador Adhemar Freitas Jr.



O Ver. Adhemar Freitas Jr. com os arquitetos, engenheiros, administradores e químicos
 

Imperatriz - Funcionários concursados para a função de administrador hospitalar, engenheiros lotados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), químicos e arquitetos, são os que têm os menores salários entre os servidores, menores até dos que os salários dos servidores de nível médio conforme tabela o que não significa que esses servidores de nível médio estejam supervalorizados. Pelo contrário, os de nível superior é que estão totalmente fora da realidade.
Os servidores públicos do concurso conforme edital de nº 001 de 24/02/2012 contendo alguns cargos de nível superior, dentre eles administrador hospitalar, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, arquiteto urbanístico e químico, estão com salários abaixo da média dentro do próprio município e o pior da região, inclusive se comparando com municípios menores do que Imperatriz.
Na tentativa de solucionar o problema, esses servidores já procuraram todos os meios administrativos, mas nenhuma resposta aceitável foi dada até agora. A gestão atual alega que esses cargos não eram antes ocupados, e por essa razão, deveriam iniciar com vencimentos que variam entre R$ 1.205,54 e 1.301,99 e não têm parâmetros a serem equiparados.
Até uma Associação de Engenheiros, Arquitetos e Químicos foi criada com o objetivo de fortalecer a classe, que igual aos administradores hospitalares, esta desvalorizada e trazendo complicações para o exercício da profissão, fato que levou esses profissionais a buscar ajuda do vereador Adhemar Freitas Jr. do (PSC), que prontamente acolheu a causa, reconhecendo que os salários estão muito aquém da média praticada no país inteiro. Chama atenção o fato de que muitos dos subordinados desses profissionais ganham mais que eles. Sobre isso, afirma o vereador Adhemar Freitas Jr.:  “Há uma disparidade salarial muito grande, por outro lado, Imperatriz é um polo universitário de formação acadêmica desses profissionais e o município, por ser o maior empregador, está dando um mau exemplo desvalorização a categoria. Por diversas vezes, nós vereadores cobramos na Câmara, mais fiscalização das obras públicas para que estas tenham boa qualidade, o que é praticamente impossível, se a remuneração paga para aqueles que fazem essas fiscalizações é baixa. A gente não pode nem exigir maior emprenho desses profissionais recebendo esses valores! Precisamos encontrar meios para resolver e assim Imperatriz sairá ganhando, porque vai poder exigir serviço e fiscalização de boa qualidade. Diante da situação atual, não temos argumentos para fazer cobranças.  Diante disso, somos da opinião que a situação não pode é continuar da forma que está”.
No no último dia (28), os engenheiros, arquitetos, químicos e administradores concursados da prefeitura, foram até à Câmara Municipal de Imperatriz e solicitaram do vereador Adhemar Freitas Jr, (PSC), ajuda, onde o parlamentar da tribuna da Câmara, no grande expediente, cobrou do executivo municipal imperatrizense, um reajuste salarial e uma remuneração em caráter de urgência, digna aos engenheiros, químicos, arquitetos e administradores concursados da prefeitura  municipal de Imperatriz,     

Tabela de comparação de vencimentos
Nível superior
Vencimento
Nível fundamental incompleto alfabetizado
Vencimento
ENGENHEIRO FLORESTAL
1.137,30
ELETRICISTA PREDIAL
1.934,00
ENGENHEIRO AMBIENTAL
1.205,54
PEDREIRO
1.934,00
ENGENHEIRO AGRÔNOMO
1.301,99
PINTOR
1.530,00
ENGENHEIRO CIVIL
1.301,99
SERRALHEIRO
1.530,00
ARQUITETO URBANÍSTICO
1.205,54
AUXILIAR DE SERVIÇOS-BRAÇAIS
1.150,00
QUÍMICO
1.205,54


Fonte: Assessoria de gabinete

Clara Costa Jornalista DRT 1130/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário