quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Montes Altos vai promover Círio de Nossa Senhora de Nazaré em setembro deste ano

 

MONTES ALTOS – Com 9 mil habitantes a pacata cidade de Montes Altos, distante 689 km de São Luis e 658 km de Belém(PA), está se preparando para receber em setembro, a primeira edição do Círio de Nazaré, uma das mais tradicionais festas do calendário católico do Brasil. As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré ocorrem em todo o Pará, mas a principal é realizada em outubro na capital, Belém, que em 2019 (ainda sem a Pandemia do Covid-19), reuniu mais de 2 milhões de devotos.

O Círio de Nazaré de Montes Altos tem pretensões mais modestas se comparada à festa da capital marajoara, mas, ainda, assim está sendo preparada com cerca de 30 mil romeiros de uma região que reúne aproximadamente, 1 milhão de habitantes que incluem municípios maranhenses, tocantinenses e paraenses.

O Padre Luzimar Moura Luz, Pároco da Igreja de Nossa Senhora de Santana, explica que a data do Círio de Nazaré em Montes Altos foi definida pelo bispo, Dom Francisco Lima, bispo diocesano da diocese da cidade de Carolina, para o dia 12 de setembro de 2021.

O próximo passo, após a definição da data, será a ida do padre Luzimar e o coordenador local do Círio, Mauricio Martins, à Belém para levar o oficio que pede a vinda de uma comissão de padres Bernaditas há Montes Altos para conhecer a cidade. Eles devem levar consigo uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Após a visita, os próximos passos estão ligados à infraestrutura do evento religioso que, pela sua dimensão, vai mudar a realidade do município de Montes Altos e alterar a rotina de cidades maiores como Imperatriz que deverá ter o papel importante com sua rede hoteleira, pousadas e restaurantes. Pensando nisso, padre Luzimar já mantém contatos com os padres de outras igrejas da região e com Dom Vilson Basso, bispo da diocese de Imperatriz.

Inaugurações

Com apenas cinco meses como Pároco da igreja matriz, Padre Luzimar, que vem fazendo um excelente e abençoado trabalho de evangelização na cidade de Montes Altos, já conseguiu um feito inédito. 

Com ajuda da comunidade monte-altense, ele conseguiu reformar todo o complexo eclesial de Santa Ana, cujas obras foram entregues com uma celebração em Ação de Graças no dia 29 de dezembro, de 2020.

Por: Joãozinho Cézar & João Rodrigues

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário