quarta-feira, 10 de março de 2021

A Vida continua, Navegar é preciso - Francisco de Assis Neres de Oliveira


 A Vida continua, Navegar é preciso

  Francisco de Assis Neres Oliveira, esse o seu nome oficial.

 Para alguns o “sub – Neres da aeronáutica, do DAC, “O praça”, “O comandante” e para os irmãos ZT, JC e DC amigos de infância do bairro união, o “Birita” e para mim, carinhosamente, Nerinho.

      Com base em Filipenses 1, 21 -23 e na sua última postagem na rede social. “A vida continua, seja feliz do seu modo, navegar é preciso.” E também nas nossas ultimas conversas... Muitas conversas, pois o dialogo era a ponte que atravessávamos juntos no nosso cotidiano.

      Ao fazer uma leitura reflexiva e uma análise comparativa da referida passagem bíblica com a citação escrita por você, entende-se que assim como Paulo você compreendia o fenômeno da morte como um forma de liberdade, a fim de poder navegar para os braços de Deus.

      Nesse sentido, registra-se trecho de uma das músicas que você gostava de cantar “Eu ave de arribação, não, não vou deixar meu coração perder a luz Não, não vou deixar meu coração perder a luz”.

             Dos nossos mais de 30 anos de companheirismo e cumplicidade guardarei entre as suas diversas qualidades, a alegria estampada pelo sorriso encantador, à humildade, a generosidade e o zelo que tinha por mim, pela minha família e pelo nosso filho Allen. Que legado!

                Diante da realidade em que a morte chegou de forma repentina em nossa casa, nos causando no primeiro momento a dor da separação e na sequência com tempo indeterminado a dor da saudade ... o que dizer?

          Na tentativa de responder toma como base o que diz Paulo em II Timóteo 4, 7 “combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé”. 

                Considerando a sua alegria, o nosso entrelaçamento de almas, afinidades, desafios, superação, aprendizados e conquistas, tomei a iniciativa de tornar pública essa simples homenagem sabe por quê? Entre as muitas boas lembranças, não esquecerei quando você vinha com o Jornal O Progresso nas mãos dizendo carinhosamente “Neguinha Tem um texto seu, ficou muito bom” pois você era leitor fiel desse conceituado jornal.

             Nesse sentido e parafraseando alguns trechos da música “Tocando em frente” lhe digo, mesmo nas tribulações da dor da separação e da saudade continuarei seguindo o que disse: “navegar é preciso”. As vezes com passos lentos, mas firme, forte no barco da vida até onde a vida me levar, pois a minha fortaleza está nos remos: da fé e da oração.

         E consciente que o nosso amor sempre irá pulsar, me trazer a paz, me fazer sorrir seguiremos tocando em frente, você lá e eu aqui conforme a vontade de Deus, na esperança de um dia nos encontrar na eternidade por enquanto já me encontrei em ti. Eu o amei, amo e amarei, chorei, choro e chorarei e sei que um dia irei embora, é o ciclo natural da vida. Você compôs uma bela história. Gratidão por me permitir fazer parte dela Campeão.

   Francisca Feitosa escritora -  AAl, professora, palestrante e Coach.

 

 

Um comentário:

  1. Ele era td isso e mt mais....Um cunhado, esposo, pai, genro, uma pessoa admirável e que jamais será esquecido. A memória que teremos dele é de uma pessoa humanitária,sua felicidade estava em servir, fazer o bem sem olhar a quem. Saudades sentiremos muito mas, seu legado nos fortalece: Navegar é preciso. Pois ele foi forte e lutou pela vida. Deus com sua generosidade e sabedoria queria ele por perto pois o chamado era com certeza pra continuar a servir e na prática do bem ao próximo. Essa beleza interior nunca irá acabar sabe porquê? Porque o exemplo que fica foram as virtudes mais lindas plantadas por ele. A família pra ele era sagrada.Fique em paz e com a companhia de DEUS!

    ResponderExcluir