quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Câmara Municipal de Imperatriz aprova emenda do vereador Adhemar Freitas Jr. que acaba com voto secreto em todas às votações


Ver. Adhemar Freitas Jr. autor da emenda aprovada por unanimidade

Imperatriz - Emenda de autoria do vereador Adhemar Freitas Júnior (PSC) e assinada por vários vereadores foi aprovada em segunda e última votação na sessão da última terça-feira (1º). A matéria acaba com todas as votações secretas na Câmara Municipal de Imperatriz.
A matéria altera ainda a redação dos artigos 14, 17, 19, 28 e 53 da Lei Orgânica.
O inciso II do artigo 14 passa a ter a seguinte redação: “aprovar previamente, por maioria absoluta e após arguição pública, a escolha de presidentes e diretores de empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias, instituições e fundações mantidas pelo Poder Público Municipal”.
No artigo 17, a alteração se dá no parágrafo 2º, onde a expressão “voto secreto” é suprimida.
No artigo 19, a mudança de redação é também no parágrafo 2º: “Nos casos dos incisos I, II e Vi a perda de mandato será decidida pela Câmara Municipal por voto de maioria absoluta, mediante provocação da Mesa Diretora ou de partido político representado na Câmara, assegurada ampla defesa”.
O parágrafo 4º, do artigo 28, trata da apreciação do veto do prefeito a matéria aprovadas no Legislativo municipal. O parágrafo passa a ter a seguinte redação: “O veto será apreciado pela Câmara no prazo de 30 (trinta) dias, contados do seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos vereadores”.
O artigo 53 passa a ter nova redação: “O prefeito municipal, admitida a acusação pelo voto de 2/3 (dois terços) dos vereadores, será submetido a julgamento perante o Tribunal de Justiça do Estado, nas infrações penais comuns, ou perante a Câmara Municipal, nos crimes de responsabilidade”.
Sobre a aprovação da matéria, o vereador Adhemar Freitas Jr disse que de agora em diante vai haver uma transformação nas votações do município, principalmente em relação aos vetos do prefeito: “É uma inovação, o que estamos fazendo. Sei que existe receio de alguns, pois a votação secreta causa uma segurança maior ao vereador, mas isso ficou pra trás, pois estamos dando um passo importante rumo à modernidade. A população precisa saber como votou o seu vereador; e o vereador precisa mostrar sua cara e dizer: votei assim e foi por isso que votei. É um grande avanço para a cidade de Imperatriz”.
“Iniciamos em 2018 o nosso projeto de pôr fim ao voto secreto na Câmara Municipal de Imperatriz com a indicação de nº 242/2018, no entanto, a matéria sofreu resistência jurídica, insistimos apresentando a mudança na Lei Orgânica do Município (LOM). Hoje, terça-feira (01), a Câmara Municipal de Imperatriz, entendeu a importância e votou por unanimidade para aprovação. Estou feliz em saber que a renovação política, a política da cara nova, se cristaliza na lei maior do município,” concluiu o vereador autor da emenda.

Por: Gaby & JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário